sábado, 25 de março de 2017

[AÇÃO GAMES 001] MEGA MAN 3 (NES, 1990)


Ele é ferro e fogo... e tiro no saco!
Mega Homem 3, possivelmente o jogo que eu mais aluguei em toda minha infancia. Tantas memórias nostalgicas, tantas manhãs de domingo acordando cedo para jogar, tanta vida e esperança no pequeno C de 25 anos atrás em um mundo onde não existiam boletos. Tudo isso, todos esses momentos mágicos e especiais hoje se resumem ao dia de hoje, em que responderemos a pergunta mais profunda jamais perguntada antes: "Então, esse jogo presta?"



Sem introdução para responde as duvidas sobre a missão de atirar em robos do mal evoca, devemos procurar respostas no manual de Mega Man 3, embora eu esteja certo de que a maioria, se não todos, estão familiarizado com os conceitos fundamentais do universo Mega Man, ou seja, roboticistas incrivelmente incompetentes e cada vilão sendo vulnerável à arma de um de seus confrades.

Depois de tentar conquistar o mundo nos dois jogos anteriores, o malvado Dr. Wily se reformou e está ajudando o criador de Mega Man, Dr. Light a construir um novo e poderoso robô de manutenção da paz chamado Gamma. Eles também criaram oito novos Robot Masters, que foram enviados ao mundo para encontrar fontes de energia para Gamma. Então os robôs viram do mal, e Mega Man tem que atirar neles até reconsiderarem sua revolta contra a humanidade. Alerta de Spoiler: o Dr. Wily estava por trás de tudo e não foi, de fato, reformado.



Talvez você já tenha percebido isso, dado que o Dr. Wily ainda é o vilão no Mega Man 10, e pela totalidade da humanidade gritando para Mega Man para colocar uma bala entre os olhos e salvar a Terra de seu ataque robótico regularmente agendado. Como de costume em um jogo Mega Man, você terá a escolha de oito estágios diferentes para enfrentar, cada um deles com um mestre de robô temático no final. Derrote todos os Robot Masters e você pode ir para a fortaleza do Dr. Wily para o confronto final. Nós vamos encontrá-los todos eventualmente, mas vamos começar com Hard Man porque eu sempre começava com o Hard Man.

Porque se tem uma lição que eu aprendi na minha infancia, é que o gordo sempre apanha primeiro. E vejam só, acabou que eu estava certo, porque Hardman é o chefe que você consegue derrotar mais facilmente sem uma arma especial



Na época eu não fazia ideia de que o chefe tinha nome de ator pornô, mas basta olhar para o rosto de Hard Man. Esse é o rosto de alguém que está intimamente familiarizado com a sensação de pessoas rindo quando ele lhes diz seu nome. Eu tive uma professora chamada Nice, e ela fazia a mesma mesma expressão quando a gente dizia que ela era uma boa pessoa. Além disso, não foi até bem recentemente que eu percebi que o Hard Man é baseado em um misturador de cimento. Apenas três tentativas de dominação mundial, e o Dr. Wily já está ficando sem ideias.


Enquanto Mega Man atravessa a paisagem rochosa que compõe o palco do Hard Man, assediado de cima pelas abelhas robôs que podem ser vencidas avançando a tela de volta um pouco, posso dar-lhe uma breve descrição da jogabilidade do Mega Man 3. 

Você atira em robôs, pula sobre os buracos e tenta não tocar em espinhas porque é a fraqueza mais perigosa de Mega Man - exceto por ter misericórdia do Dr. Willy. Novamente, tenho certeza de que todos vocês já sabem disso. Mega Man é uma franquia tão grande, com muitos dos seus jogos compartilhando a mesma fórmula e mecânica, que você deve ter jogado pelo menos uma delas. 

Também tem a habilidade mais famosa do Mega Man - quando ele vence um chefe, ele consegue reivindicar a arma desse chefe para si mesmo. Obviamente, isso não significa nada para nós agora, e para a primeira etapa, estamos presos com o canhão do braço de três tiros de Mega Man. Há algumas outras coisas que foram apresentadas à série neste jogo, e parte da razão pela qual eu comecei com o Hard Man é que me dá a chance de mostrar a maioria deles. A outra razão é que eu sempre comecei com o Hard Man, novamente, porque ele era o primeiro chefe que aprendi a vencer sem uma arma especial quando criança e esse conhecimento está profundamente e indelevelmente gravado no meu cérebro. E because pau no cu dos gordos, that's why.




A primeira coisa nova que o Mega Man agora pode fazer é deslizar pressionando para baixo e pulo. Útil para atravessar passagens estreitas, útil para ficar debaixo de inimigos salteando e, uma vez que você supera o medo de receber uma bala no rosto, útil para deslizar sob projéteis inimigos. Essa última é uma habilidade difícil de dominar, mas você se sente como um robô de luta tinhoso quando você faz isso, ao invés do Pinóquio metálico terminado as pressas que o Mega Man realmente é.


Outra inovação é a capacidade de chamar o melhor amigo de Mega Man, Rush, o robô cão-canivete-suíço. Ele tem várias aplicações úteis, ou melhor, terá assim que eu consegui-las nas fases. Por enquanto, ele está limitado a ser o Rush Coil. A Rush Coil transforma Rush em um trampolim, permitindo-lhe impulsionar Mega Man para plataformas mais altas quando ele pula nas costas de Rush. Rush carrega esse abuso com dignidade silenciosa porque ele é um bom cão, oh, sim, ele é.


Alguns rostos familiares também fazem um retorno, como os Mets, ou Metools ou Mettaurs ou como quer que você goste de chamá-los, robôs projetados exclusivamente para fazer você se perguntar por que Wily não deu a todos os seus robôs o poder de defesa que esse capacetezinho amarelo possui. Se Wily tivesse começado o jogo original com Spiky-Hard-Hat Man, ele seria o Imperador da Terra a essa altura.


Então, no final do palco, Mega Man cai em um buraco e é confrontado com uma verdadeira surpresa: um miniboss que não é um mestre de robô, mas parece estranhamente semelhante ao próprio Blue Bomber, a chegada deles anunciada pelo apito mais melancólico que o hardware de som da NES poderia produzir. Ele é um dos pilares da série agora (e eventualmente foi atualizado como o Projeto Zero do Doutor Wily), mas esta é a primeira aparição do irmão mais velho do Mega Man - Proto Man, embora neste momento você não sabe quem é isso ou o que está acontecendo.


Sem mentiras pra vocês, mesmo 28 anos depois esse assovio ainda causa arrepios. Ah, os bons tempos em que a Capcom ainda se importava...



Mas chega de sentimentalismo, porque é hora do Homem Difícil, e ele quer esmagar Mega Man com sua bunda dificil! Ele tem dois meios para atingir esse objetivo: ou colidindo com Mega Man ou disparando contra ele. Isso é verdade para todos os Robot Masters em Mega Man 3, (e toda série Mega Man e a maioria dos videogames, na verdade), mas todos eles têm outro truque para acompanhar. Por exemplo, o Hard Man pode disparar punhos de foguete, e esses punhos podem mudar de direção no meio do ar. Ele também pode pular e dar uma sentada, e se você está no chão quando aterrissar, o Mega Man é brevemente paralisado pelo impacto.

A chave para vencer o Hard Man é aprender a evitar seus punhos de foguete e permanecer paciente, concentrando-se em permanecer vivo e aproveitar suas chances para fazer bullying com o gordinho.


Eventualmente ele é derrotado e a recompensa pelo meu trabalho árduo foi a aquisição da arma do Hard Man, o Hard Knuckle. A expressão de Mega Man sugere que ele não está convencido com o poder desta nova arma, mas estou feliz por ter: não é mais poderoso do que o seu blaster básico, mas você pode mover os Hard Knuckles para cima ou para baixo ligeiramente enquanto voam. E Metal Gear Solid V acha que é tão inovador.

Como com quase todos os jogos da série, cada Robot Master em Mega Man 3 tem uma fraqueza para uma arma específica, e parte do desafio do jogo é descobrir a melhor ordem para enfrentar os estágios do jogo. Você pode pensar que eu iria dirigir-me para qualquer mestre de robô que é fraco contra golpes de punhos robôs voadores a seguir (eu sei, também estou espantado que algum não seja), mas em vez disso, eu tomarei um desvio para a fase do HOMEM AGULHA, porque ele tem algo que eu quero. Não, não são agulhas.


A fase doNeedle Man nem sequer é particularmente centrado em agulhas. Há algumas agulhas em movimento que você tem que deslizar e esses hedgehogs mecânicos, mas a fase tem um tema não identificável de chapas de metal verde e torres de armas que disparam tomates. Suponho que isso seja compreensível, dado que Mega Man morre instantaneamente se ele achar que tocou em um espinho. Uma fase inteira feito de agulhas tornaria um jogo já difícil em extremamente injusto.


Novamente, se o Dr. Wily tivesse pensado nisso desde o primeiro jogo já teria dominado o universo a essa altura.


Depois que eu disse que todos os chefes do Mega Man 3 têm seu próprio toque, Needle Man chega para me provar errado. Tudo o que ele faz é saltar e disparar agulhas em você, o que é justo e mais do que suficiente para eliminar o jogador casual. Ah, e ele é completamente imune às Hard Knuckles que acabei de coletar. Faz sentido para mim, você já socar uma agulha? O que eu não entendo é aquele pequeno nódulo vermelho no rosto / torso de Needle Man. A arte parece sugerir que é um nariz, mas no seu sprite só posso vê-lo como uma gag, tornando ele o "Homem BDSM" para mim.


Vencer o Needle Man me dá o Needle Cannon e, o que eu realmente queria nessa fase, o Rush Jet. Isso permite que Rush se transforme em uma prancha voadora, o que é tão útil quanto parece, mesmo que prove o caso de que o Dr. Light usaria melhor seus recursos apenas dando a Rush uma arma e enviando-a sozinho para deter Wily.


O próximo chefe que eu escolhi foi o Snake Man, e como se pode ver, ao contrário de seu irmão Needle Man ele não se faz de rogado em deixar bem claro o tema da sua fase. Tem cobras para todo lado, cobras que dispara cobras, as paredes são cobras, as cobras são cobras!

O que eu nunca particularmente entendi foi qual era o proposito do Snake Man antes do Dr Wily se revelar do mal e tentar dominar o mundo. Qual foi a justificativa dele para criar um robo e toda uma base secreta baseada em cobras? Atender fetichistas muito especificos?

Pensando bem, depois de ver o Needle Man eu até que não duvido...


Caso voce fique entediado de cobras-robos (como se isso fosse humanamente possível), a única parte da fase que não são sobre cobras são estes pilares, que tem esses robos-misseis disfarçados de nuvens. Eu adoro como eles tem uma cara de "oh, não, sou apenas uma nuvem, não repare em mim", quando você atira neles o disfarce cai e eles avançam como misseis mesmo.

De qualquer forma, com o Rush Jet as partes de plataforma se tornam muito mais acessíveis.


Snake Man: metade serpente, metade robô, nada homem. Snake Man ataca lançando cobras a quem entra no seu covil, o que provavelmente é o motivo pelo qual ele foi banido para esta inacessível torre no alto das nuvens. As cobras funcionam de forma diferente dos outros projéteis porque viajam pelo chão e as paredes, o que faz com que elas sejam uma arma eficiente contra você mas não tanto quando você a consegue. Não que eu tivesse que evitá-las neste momento, porque a noção de fraquezas do chefe entrou em jogo. Snake Man e Mega Man são parecidos porque ambos têm dificuldade em lidar com espinhos, e com o Canhão Needle equipado, você pode destruir a saúde do Serpente antes de ter tempo suficiente para lançar uma quantidade letal de cobras em nosso herói. Pelo menos Snake Man luta com um sorriso no rosto. Um sorriso estranho de um robô isolado no alto de sua torre temática de cobras. E o Dr. Wily se pergunta por que ele está tendo problemas para conquistar o mundo.

Próxima fase: Gemini Man!

Como exatamente você constrói uma fase em torno do tema "Gemini"? Ter dois de tudo? Suponho que você poderia ter decorado tudo com constelações, mas para a Capcom a resposta foi com uma paisagem de cristal sombrio e escuro, povoada por globos ocultos que choram lágrimas de fogo e, erm, pinguins. Sem os pinguins, você poderia argumentar que é quase horrível em sua aparência estéril e alienígena, com os pinguins é apenas estranho.


Então você viaja ao subterrâneo e as coisas ficam ainda mais estranhas, com paredes vibrantes e coloridas que se parecem com células biológicas gigantescas e áreas repletas de ovas de sapo que, quando destruidas, liberam o que são girinos ou fantasmas dos slimes de Dragon Quest. As ovas de sapo são um desafio interessante a fase que recompensa o planejamento, porque se você prestar atenção, há algumas áreas onde você pode esculpir através dos ovos de uma maneira que fornece uma plataforma para alcançar os itens.

Eu tenho bastante impressão que o chefe dessa fase deveria ser o Homem-Sapo, mas na última hora a Nintendo vetou o "Toad Man" porque não queria que as pessoas pensassem que ele vai dizer que a princesa está em outro castelo. Bem, isso explicaria porque a arma de cobras é eficiente contra ele...


Ao invés disso, enfrentamos Saga de Gêmeos que não faz muito além de se duplicar e espalhar tiros pela sala toda se não for devidamente cobreado. Um fato interessante dessa luta é que eu esperava que a arma do chefe fosse essa habilidade de se dividir e que você pudesse jogar com dois jogadores criando outro Mega Man.

Ou a EXPLOSÃO GALÁCTICA HEHEHEHEA.

Ao invés disso você ganha o tiro que rebate e se espalha que o chefe raramente usa. O que é muito legal, mas não tanto quanto as outras opções.


Top Man a seguir! Sim, o Dr Wily criou o homem-pião, porque claramente ele apenas desistiu de se importar.

Muito parecido com o Gemini Man, não há muito para trabalhar se você quiser fazer uma fase em torno de piões, a menos que Mega Man tenha que lutar seu caminho através do programa do Silvio Santos e tentar ganhar uma casa própria. Espera, isso teria sido muito mais interessante do que o atual estágio de Top Man, que é algum tipo de estufa. Existem algumas plataformas giratórias em forma de pião perto do final, mas esta área definitivamente teria sido mais adequada ao Horticulture Man.

Essa fase é interessante porque foi onde eu comecei a entender Mega Man 3, e a área ilustrada acima mostra o que quero dizer com isso. Já mencionei isso antes, mas para chegar ao fundo da tela Mega Man não precisa matar os inimigos: ele pode simplesmente trocar de tela e se ir antes que os inimigos se aproximem dele. Quando eu me dei conta disso, eu parei de tentar matar todos os inimigos que eu via pelo caminho e foi como se um véu fosse levantado e de repente eu comecei a pensar no que eu estava fazendo com a minha vida.


Eu apenas queria aproveitar esse momento para ilustrar que o Dr Wily não fez apenas o Homem-Pião, como um robo fanboy do Homem-Pião. Você precisa de mais ajuda do que um simples bombardeiro azul pode te dar, Wily...

De qualquer forma, é interessante que telas como essa exijam que o jogador pense em como avançar sem perder toda sua vida. Era uma mudança muito válida para a época.


E em seguida temos que lidar com o gatinho robo gigante cujo ataque é disparar bolas de pelo robóticas. Eu queria apenas ressaltar isso. Eu realmente não sei onde você queria chegar com isso Wily, mas imagino que na sua cabeça você deva ter conseguido.


Agora que eu cheguei ao Top Man, posso colocar os Hard Knuckles em uso adequado. Top-homem gasta muito tempo girando como uma bailarina, e eu tenho que me perguntar se a Capcom fez a fraqueza dele ser um socão na cara um endosso tácito de bullying. Não é legal, Capcom, não é legal.

Agora uma coisa interessante: a arma do Top Man É A MELHOR ARMA DO JOGO. Ela faz Mega Man girar como piãozionho E FICA INVENCIVEL ENQUANTO FAZ ISSO! É uma  arma tão boa que eu normalemnte termino a fase com a munição dela exaurida (porque um rodopio tem munição, eu não sei). Curiosamente, quando criança eu nunca usava essa arma porque o Mega Man ficava rosa e rodopiada, e isso parecia totalmente coisa de menina.

Eu queria apenas deixar registrado isso para caso eu conseguir uma máquina do tempo, para voltar e dar uns cascudos em mim mesmo naquela época.

 Próxima fase: Homem-sombra. Esse robo faz mais sentido em japones: o Kage-Man é um ninja. Ok, faz sentido. Em inglês ele virou o Shadow Man, e isso pode não passar tão bem a ideia. Mas divago.

O estágio do Homem-Sombra é uma fabrica de lava, claro que sim, como não? Outras possibilidades incluem a instalação onde eles fazem ... de repente me dei conta que não sei o nome de nenhum molho. É. Enfim, imagine que eu fiz uma comparação legal aí. Além de lutar para não cair nas cubas do que quer que este líquido seja, enquanto os robôs de pára-quedas tentam esmagar ele, o Mega Man também tem que lidar com as luzes ocasionalmente sendo desligadas.

Estas seções seriam extremamente difíceis se os inimigos não fossem perfeitamente visíveis no escuro, porque deixar os inimigos invisiveis consumiria mais recursos do que o videogame pode lidar (não existe "iluminação" em um jogo 2D, o que você tem que fazer é criar sprites escuros para os inimigos e vá memória em refazer todos os inimigos da fase). Assim você pode eliminar as granadas vivas suicidas antes delas chegarem a você e fazer você se perguntar sobre o quão adequado elas seriam em uma época dominada por medos do terrorismo global.


Eis o segundo encontro com Proto cara. O encontro aqui é mais fácil porque ele só atira quando pula, então é rasteira e tiro na bunda. Aqui está um pequeno truque para você: se você pausar o jogo assim que o Proto Man está prestes a aparecer, o jogo reproduz uma versão um pouco mais longa do seu tema de apito.
 


Shadow Man é suposto ser um ninja e, como todos os ninjas de videojogos, ele não é bom em ser um ninja. Se o Dr. Wily o tivesse pago para entrar no laboratório do Dr. Light, envenenar seu suprimento de comida e roubar seus segredos com certeza, isso seria muito ninja. Mas o Homem Sombra espera na parte de trás de uma fábrica, pulando e jogando o maior Shuriken ele poderia carregar no Mega Man. Esses shuriken podiam ser do tamanho do carro do Godzilla e eles não ajudariam Shadow Man, porque ele não pode suportar o poder do Top Spin. Ter a arma que o chefe é fraco contra pode fazer qualquer luta no Mega Man 3 muito curto, mas este literalmente dura menos de dez segundos, enquanto Mega Man e Shadow Man saltam uns dos outros. Mega Man está girando. Shadow Man não. Shadow Man explode e eu consigo sua arma: a Shadow Blade, que pode ser disparado em vários ângulos diferentes e é o equivalente deste jogo da Mega Man 2's Metal Blade. Você também obtém o Rush Marine, que permite que Rush se transforme em um submarino. Eu vou começar uma petição para renomeá-lo Rush K9.

E em defesa do Shadow Man, ele não é o pior ninja que eu já vi...




Spark Man!

E você sabe quem odeia ter pedaços afiados de metal jogados no rosto dele? Bem, sim, todo mundo, mas especificamente eu quis dizer Spark Man, então eu vou para apresentá-lo ao Shadow Blade. Spark Man tem um estágio apropriadamente eletronizado, com muitas luzes intermitentes e monstros plug-in volantes que dariam a um eletricista qualificado um ataque cardíaco, bem como barreiras intermitentes e, estranhamente, máquinas que fazem cubos de lixo comprimido. Junk Man ficará desapontado com o fato de que seu truque já foi usado, uma vez que o Dr. Wily só o fará em mega Man 7. Acabo de me dar conta de que o Mega Man 3 é um dos poucos jogos da série a não possuir uma fase de gelo, água ou fogo, e essa variedade pode ser outra razão pela qual eu gosto muito desse jogo.


Spark Man tem uma das sessões de pulo mais dificeis do jogo, ao qual podemos alegremente responder com  um clássico PAU NO SEU CÚ PORQUE O MEU CACHORRO VOA!  Adoro quando o jogo faz você se sentir esperto ao deixar você pular desafios porque se preparou adequadamente ou está usando os recursos do jogo.

Alias dizem que isso rola muito em Breath of the Wild, então estou bastante animado com esse jogo. Mas voltemos ao Mega Homem.


Spark Man é basicamente uma grande tomada, que você derrota enfiando um objeto de metal nela (no caso, o shuriken que ganhou do Shadow Man). Essa é uma lição valiosa para a vida sobre como as crianças devem lidar com eletricidade!

... graças a Raava que esse jogo não foi lançado em 2018, viu...


Último estágio, Magnet Man!

O magnetismo deve ser um poder muito bom para ter se você estiver lutando contra robôs, embora eu suponha que isso possa levar a situações sociais bastante estranhas, dependendo do quanto os outros Robot Masters valorizem seu espaço pessoal. Não é de surpreender que o magnetismo desempenhe um grande papel nesta fase, a partir desses ímãs voadores que levam Mega Man pode levá-lo de volta ao início da fase palco (embora às vezes te levam para a direita, o que é uma benção para qualquer jogador Mega Man, extremamente preguiçoso) e tem também grandes eletroímãs que tornam a vida difícil para o Mega Man puxando-o para os inimigos.



Todo jogo do Mega Man tem que ter essa sessão chatinha de plataformas que aparecem e desaparecem, ao qual mais uma vez prontamente respondemos CHUPA QUE É DE UVA! Sério, cachorros robôs sempre são a coisa mais legal em qualquer ocasião que eles apareçam.


É um homem ímã! Sim, ele está ali! É o cara no ar. Aquele com o grande íma na cabeça, o único disparando ímãs do braço. Sim, ele. Pode demorar um pouco para identifica-lo, mas garanto que ele é o homem-imã. Além de disparar ímãs que acompanham um pouco os movimentos de Mega Man, o Magnet Man também pode gerar um campo magnético que puxa Mega Man para ele. Infelizmente para Magnet Man, enquanto esse poder possui aplicações de combate válidas quando ele está usando, parece que ele está tentando soltar um enorme bilistrocão-robótico. Eu não capturei uma captura de tela desta para poupar os rubores de Magnet Man, então você precisará aceitar minha palavra.

Uma vez que o Homem Ímã é derrotado, é o fim de todos os oito Mestres Robôs e Mega Man está estourando com todos os poderes que ele colheu dos corpos de seus inimigos caídos. Ele não é apenas feito de heavy metal, ele é heavy metal. Então, hora de ir e lidar com o Dr. Wily em seu castelo em forma de crânio, certo?


Como diria Twiligh Sprinkle, "What a hay?".

Após derrotar os oito inimigos mais quatro fases se abrem! Que mistérios nosso herói possivelmente precisará enfrentar para por fim a esse ciclo de horror e infamia?!


Nem o jogo sabe. Ou o Charada fez uma parceria com o Dr. Wily, pode ser isso também.


O que você realmente obtém é quatro etapas totalmente novas com base nos níveis que estavam nesse espaço antes. Aqui está o segundo estágio de Needle Man, e a fase mudou de dia para noite. Não é apenas uma repaginada gráfica, é um estágio completamente diferente e que é mais longo que o original e testará suas habilidades do Mega Man ao limite. Por exemplo, um grande pedaço de Needle Man II: The Revenge é uma seção obrigatória de Rush Jet sem chão e você tem que ir pegando energia para o Rush Jet enquanto voa senão o combustivel acaba e já era. É bastante intenso.


Menos intenso, mas muito mais propensos a fazer-me planejar uma futura tatuagem, são esses Mets gigantes que vomitam um fluxo de Mets de tamanho normal. Eu realmente não tenho nada a dizer sobre eles, eu só queria que mais pessoas no mundo soubessem que eles existem.

O gigante Met não é um chefe, embora, naturalmente, esses novos estágios tenham chefes. Mas quem poderiam ser esses chefes? Provavelmente não é Needle Man novamente, não agora que eu roubei sua arma.


O primeiro chefe neste novo estágio é o fantasma do Air Man do Mega Man 2 que incorpora em umr robo genérico. Isso é incrível, e uma ideia genial!


Há dois desses antigos Robot Master em cada etapa, também. Aqui está o velho "Bubble Man", tentando derrotar o Mega Man no final do segundo estágio do Gemini Man, através do poder mortal de bolhas. Não acho que Wily tenha pensado realmente nisso, sabe?

Quando combinados com o aumento do comprimento desses estágios misteriosos, essas oito lutas adicionais do Robot Master significam que há quase todo o valor de um segundo jogo que vem após os oito primeiros Robot Masters, então, se você estiver escolhendo o jogo Mega Man para comprar em uma relação tempo/beneficio, então Mega Man 3 é a sua melhor aposta. Essa seria uma medida realmente estranha para decidir o que os videogames para comprar, contudo.

Ter que lutar ainda mais Robot Masters é um teste severo e enfrentar duas em uma etapa torna as coisas ainda mais difíceis, mas generosamente a Capcom deu a cada um dos chefes de MM2 uma fraqueza a uma das armas especiais deste jogo. Algumas dessas fraquezas são fáceis de descobrir - Metal Man não gosta do Magnet Missile, a umidade de Bubble Man significa que ele toma dano extra do Spark Shot - enquanto outros são um pouco mais abstratos. Posso imaginar que a aversão de Heat Man ao Top Spin seja uma referencia a rola quando você está em chamas, mas por que Wood Man teme o Cannon Needle quando tem uma arma que é basicamente uma serra circular?


 O Rush Marine é menos útil do que o Jet, mas ainda tem seus momentos, como quando o estágio de Gemini Man sofreu algumas inundações severas no porão. Esse peixe robô está olhando para cima, chocado, sabendo que o dano causado por deixar um cão robô nadar além dele vai sair diretamente do seu pagamento.

Mas okay, derrotamos as quatro fases e agora finalmente podemos enfrentar o Dr Wily e...


Puta merda, acordou inspirada hoje, heim Capcom?


Bem, Break Man é apenas o Proto Man com um capacete de motoqueiro. Todo mundo tá te vendo, cara, isso nem conta como um disfarce.

De qualquer forma, é apenas adequado que tenhamos um confronto final com o irmão do Mega Man antes do jogo terminar. Um toque elegante e de bom gosto, veja você.


O que você não sabia é que Proto Man era só uma distração! Aha! Dr Wily roubou o super robo do bem que ia trazer paz ao mundo... e provavelmente roubar o seu emprego, Mega dude... e nós não podemos deixar isso acontecer! Oh não, não no meu turno!

Off you go, Blue Bomber! Agora sim, ao covil maligno de Walter Wily!.


Pois é aqui que a giripoca pia, pois agora você tem que terminar as 5 ultimas fases em passwords. Se você morrer o password que o jogo te dá te manda de volta ao primeiro estágio do assalto ao castelo do Doutor Wily!

Enfim, é hora de violar o castelo de Wily e salvar o mundo. Talvez uma pista que ele não tivesse totalmente reformado poderia ter sido encontrada no fato de ele ainda possuir um castelo em forma de crânio. Nenhum homem bom opera de um castelo em forma de crânio. Erm, exceto o He-Man. Merda, lá se foi essa teoria.


Você sabe que um homem não está brincando com a sua segurança quando ele coloca espinhos protegidos por pinguins sansuissedentos para te atacar. As cinco fases do castelo do Wily são curtas e tem um tema cada um, no final das quais você enfrenta um chefe que não é um Robot Master.

O tema dessa aqui é agua, ou seja, hora do Rush Submarino brilhar!


Isso leva a batalha do chefe, contra uma máquina que dispara tartarugas no Mega Man. Cada tartaruga que você destruir reduz a vida do chefe, cada tartaruga subsequente sendo mais rápida que a anterior até o ponto de você tentar desesperadamente evitar um projétil de casco  a jato com impulso suficiente para esmagar as paredes de Fort Knox. É muito divertido, e uma mudança de ritmo bem-vinda do estilo usual de luta de chefe.


O próximo estágio é tudo sobre coisas afiadas: espinhos, armadilhas de urso ocultas, bundas de abelhas robô. Eu não acho que eu preciso dizer-lhe que o Rush Jet vale o seu peso em qualquer coisa com que o Mega Man o alimente (acho que parafusos de metal em forma de ossos de desenhos animados) durante este estágio.



Agora, a luta clássica contra o Diabo Amarelo. Ele aparece em uma tonelada de jogos do Mega Man, e seu truque é que ele é formado por cubos que voam através da tela, danificando Mega Man se eles encostarem nele antes de se reformar em um cíclope e dar-lhe alguns momentos preciosos em que você pode danificar o Diabo disparando nos olhos. Então ele faz isso novamente, viajando para o outro lado da tela. Confesso que sou espetacularmente ruim em lutar contra o Diabo Amarelo em todas as suas encarnações. Eu simplesmente não consigo pegar o jeito, e, se for, acabei por dar um golpe e perder meu ritmo. Minha solução para isso, agora como era quand eu era jovem, é ficar entre as pernas do diabo e disparar a Lâmina das Sombras diretamente para cima, secando minha energia reserva que eu salvei para este momento específico quando minha vida fica baixa. Não é bonito, mas funciona.


O tema da próxima fase são plataformas moveis com espinhos. É sinceramente impressionante que a Capcom continue mantendo o jogo interessante e com ideias novas, e em uma curva de dificuldade gradual, a essa altura do campeonato.


Próximo chefe e a Capcom continua jogando boas ideias como se não fosse da conta de ninguém, é simplesmente incrível. O chefe aqui são os Mega Men, mesmo! Três doppelgängers do mal que são superiores ao original porque podem disparar sua arma básica em ângulos diferentes da horizontal. Além disso, dois deles são impermeáveis aos seus ataques, e de vez em quando eles desaparecem e reaparecem com um diferente sendo vulnerável. Meu conselho seria manter-se em movimento e esperar pelo melhor, mas meu conselho geralmente é terrível. Tenho certeza de que há uma estratégia adequada, mas estou muito velho e muito definido em meus caminhos para mudar agora.


A próxima etapa é, para minha eterna decepção, lutar contra todos os chefes do jogo. Cada um destes teletransportadores leva a um dos Robot Masters do jogo, e você deve vencê-los todos novamente para prosseguir. Este é definitivamente o ponto mais fraco do Mega Man 3 (e da franquia como um todo), e eu ficaria perfeitamente feliz de ve-lo exorcizado algum dia porque não adiciona nada, exceto o tempo no relógio. A essa altura você já bateu dezesseis Robot Masters, dezessete se você contar Break Man, e como você já possui todas as armas especiais, você pode vencer o Robot Masters com facilidade. O único desafio real gerado por esta seção é encontrar o pedaço de papel no qual você anotou a fraqueza de cada chefe.


A este ponto você já terá tido o suficiente da merda de Wily, então, quando ele se surgir na tela em seu mecha-caranguejo, você não hesitará em pilotar Rush Jet até a altura da cabeça e atirar para Wily de uma posição de relativa segurança. Antes que você possa fazer isso, você deve fazer com que Wily abaixe seu escudo destruindo a arma que balança entre as pernas do robô. Sim. A melhor arma para conseguir isso é o Hard Knuckles, então um grande agradecimento para quem na Capcom projetou essa luta de tal forma que começa com você tendo que dar um soco no bilau do Dr. Willy


Acontece que foi tudo uma cilada! Mega Man retrocede, assombrado enquanto a cabeça de Wily falsa salta em uma mola. O velho bastardo pensou em tudo dessa vez!


 Incluindo anexar espinhos de insta-death no punho do robô gigante que ele roubou. Em uma ironia cruel, esse punho acaba por ser a ruína de Wily porque Mega Man pode usá-lo como plataforma para escalar a bolha de comando de Wily na cabeça de Gamma. Como Mega Man pode derrotar Wily uma vez que ele está lá? Que arma derrubará esse louco megalomaníaco e seu mato matador desenfreado? Apenas uma arma funciona. Só uma. A Top Spin, é claro. A arma que eu jamais cogitei usar na minha infancia, o "ataque de menininha". A única maneira de vencer Wily é piruetalo até a morte. Quão perfeito é isso? No céu dos Robot Master, Top Man se volta para seus irmãos caídos e diz: "Viram? Eu disse, seus cuzões!"



E então assim termina Mega Man 3, nos brindando com um final incrivelmente satisfatório! Ao som do melancólico tema de Proto Man, sabemos agora que o bombadeiro azul não verá pela última vez o seu irmão e o Doutor Wily voltará um dia, é claro, e nós estaremos prontos quando esse dia chegar!

Este foi Mega Man 3, um dos jogos favoritos da minha infancia e fico muito feliz em ver que ele continua um jogaço do caralho mesmo hoje em dia!



Eu acho que este é um dos posts mais longos que eu já fiz, mas não pareceu tanto muito enquanto eu estava escrevendo porque realmente amo Mega Man 3. Outros não concordarão, mas para mim é o melhor dos jogos "clássicos" do Mega Man, e enquanto a nostalgia é, reconhecidamente, um grande fator na medida em que acho que seria meu favorito mesmo que nunca tivesse jogado antes desta semana. Os Robot Masters são uma mistura divertida, há twists e voltas com estágios extras e chefes e, em geral, a trilha sonora é minha favorita da série. Exceto pelo método ligeiramente complicado de trocar suas armas especiais (podia ser no Select pelo menos), os controles e a jogabilidade são excelentes e caem no meu ponto favorito na linha do tempo Mega Man em termos de habilidades: o slide e os novos modos de Rush adicionam algumas opções de mobilidade muito bem-vindas para manter a ação fluindo.

Mesmo fora da série Mega Man, este é um dos melhores jogos de ação do NES - se não o melhor, densamente empacotado com níveis bem desenhados e divertidos! O que mais alguém pode querer?



Nenhum comentário:

Postar um comentário